PASEP

Calendário PASEP 2020 – veja como consultar, quem tem direito e como sacar

Calendário PASEP 2020 – O pagamento do PASEP é sempre muito aguardado todos os anos. Esse dinheiro extra ajuda a pagar aquela conta atrasada, pagar aquela dívida bancária ou comprar aquilo que tanto deseja. Portanto, fique atento(a) ao calendário PASEP 2020 que apresentaremos a seguir.

Continue conosco e vamos apresentar, além do da tabela PASEP 2020, vamos mostrar o que é PASEP, quem tem direito, como consultar e como sacar.

O que é PASEP?

PASEP é a abreviação de Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público, e como sugere o nome é voltado para servidores e calendário pasep 2020 - veja como consultar, quem tem direito e como sacarempregados públicos das esferas municipal, estadual e federal.

Foi criado durante o regime militar, mais precisamente através da Lei Complementar Nº 08/1970, com o objetivo permitir aos servidores públicos civis e militares a participação na receita das entidades integrantes (órgãos de administração pública direta e indireta nos âmbitos federal, estadual e municipal e fundações instituídas, mantidas ou supervisionadas pelo Poder Público).

O fundo é gerido pelo Banco do Brasil e o valor do benefício é proporcional à quantidade de dias trabalhados no ano-calendário.

Quem tem direito ao PASEP

Para que o cidadão possa receber o benefício é necessário atender a todos os requisitos listados a seguir.

  • Esteja cadastrado no Pasep há pelo menos cinco anos;
  • Tenha ganho, no ano base de referência, média mensal de até 2 salários mínimos (soma das remunerações auferidas e informadas por um ou mais empregadores);
  • Tenha trabalhado no mínimo 30 dias no ano base de referência;
  • Seja informado corretamente no Relatório Anual de Informações Sociais – RAIS – do ano base em referência.

Calendário PASEP 2020

O Calendário deste ano foi definido pelo Banco do Brasil em conjunto com o Ministério do Trabalho e o pagamento é feito de acordo com o número final do PASEP, se não souber veja no tópico seguinte como localizar.

É muito importante acompanhar o calendário de pagamento pois existe prazo para saque. E se não for feito dentro do prazo o recurso é devolvido ao Ministério do Trabalho.

Calendário PASEP 2020
Nº Final do PASEPPodem sacar emPodem Sacar até
026/07/201930/06/2020
116/08/201930/06/2020
213/09/201930/06/2020
318/10/201930/06/2020
420/11/201930/06/2020
517/01/202030/06/2020
6 e 721/02/202030/06/2020
8 e 914/03/202030/06/2020

Como localizar o número do PASEP

Se você não sabe o número de seu PASEP não se preocupe é muito fácil descobrir. Primeiro pegue sua carteira de trabalho, geralmente elacalendário pasep 2020 - veja como consultar, quem tem direito e como sacar fica anotada nela.

Você também pode acessar o site do PASEP BB, informar seu CPF e data de nascimento, clicar em “Confirmar”. Na tela seguinte será mostrado o saldo e o número de seu PASEP.

Se preferir você pode dirigir-se a qualquer agência do Banco do Brasil, e, com seus documentos pessoais, solicitar a impressão do comprovante de inscrição no PASEP.

PIS e PASEP é o mesmo número?

Essa é uma pergunta frequente e que gera muitas dúvidas. É muito comum trabalhar primeiro em uma empresa privada, e portanto, ser inscrito primeiramente no Programa de Integração Social (PIS), e depois passar em algum concurso e trabalhar em algum órgão público, passando a ter inscrição no PASEP.

Nesse caso passamos a ter um número PIS e outro PASEP? A resposta é não. Quando você passa a ser servidor ou empregado público sua inscrição no PIS migra para o PASEP mantendo o mesmo número.

O número do PASEP ou PIS é o mesmo do o mesmo do NIS (Número de Identificação Social) e do NIT (Número de Identificação do Trabalhador), que são os números pelo qual o Ministério do Trabalho, a partir das informações passadas pelos empregadores através da RAIS (Relação Anual de Informações Sociais), verifica se o trabalhador terá ou não direito ao abono salarial.

Como sacar o PASEP?

Como dito anteriormente, o Banco do Brasil é o responsável pela gestão do fundo e pelos pagamentos, que é definido em conjunto com o Ministério do Trabalho.

Existem basicamente três formas de sacar o PASEP. A primeira é para quem é correntista no BB, que recebe o benefício diretamente na conta corrente.

A segunda é através da folha de pagamento, para quem trabalha em algum órgão ou empresa pública que tem convênio com o BB.

A terceira é, através  de uma agência ou posto de atendimento BB. Para realizar o saque é necessário estar dentro o período de saque do Calendário PASEP 2020, e levar seus documentos pessoais.

//pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js //pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.