Receita libera consulta quinto lote de restituição imposto de renda

A Receita Federal do Brasil disponibilizou a consulta ao quinto Lote de Restituição Imposto de Renda 2018.  A exemplo do que aconteceu nos lotes anteriores, estão disponíveis restituições dos anos 2008 a 2017.

quinto lote de restituição imposto de rendaNeste lote estão contemplados cerca de 2.532.716 milhões de contribuintes, totalizando um montante de R$ 3,3 bilhões. Desse montante, aproximadamente R$ 171,7 milhões deste quinto lote de Restituição Imposto de Renda serão destinados a contribuintes que possuem prioridade definidas em lei distribuídos da seguinte forma: 20.362 contribuintes que tem como fonte de renda principal o magistério, 4.530 pessoas portadoras moléstia grave ou portadora de deficiência física ou mental, 32.257 contribuintes entre 60 e 79 anos e 4.307 pessoas com 80 ou mais de idade.

Como consultar o quinto lote de restituição imposto de renda

Existem três formas de fazer a consulta ao quinto lote de restituição do imposto de renda: através do site da receita (o meio mais utilizado), através do ReceitaFone e através dos aplicativos disponibilizados para os dispositivos móveis.

A seguir mostramos como realizar a consulta.

Consulta por meio do site

Este é o meio utlizado por mais de 95% dos contribuintes por ser mais prático e fácil. Para consultar o quinto lote de restituição do basta acessar o site da Receita Federal. Mostraremos a seguir o passo-a-passo para realizar a consulta.

Clique aqui para ser direcionado para a página da RFB conforme imagem abaixo.

consulta quinto lote de restituição imposto de renda

Informe o número do seu CPF e data de nascimento. Informe o código e clique na opção “consultar”. Se sua restituição estiver entre as que serão creditadas no dia 15 de outubro estará com a situação “Enviada para crédito no banco”, conforme exemplo abaixo.

quinto lote de restituição imposto de renda

Consulta por meio do ReceitaFone

O receitafone é um serviço telefônico da Receita Federal e da PGFN (Procuradoria Geral da Fazenda Nacional). Este serviço é totalmente eletrônico, ou seja, sem qualquer contato humano, gratuito e está disponível a todos os cidadãos.

O número do receitafone é 146 (para ligações realizadas no Brasil) e (+) (55) (11) 3003 0146 (para chamadas originadas do exterior).

É um serviço voltado ao contribuinte que declarou imposto de renda e possui saldo de imposto a ser restituído.

Ao fazer a ligação o cidadão deve digitar a opção 3. Será solicitado o número do CPF e o ano para o qual o contribuinte quer saber se há restituição. Estão disponíveis para consulta os três últimos exercícios.

Consulta através do aplicativo

A segunda forma de saber se você recebera a sua restituição IR e acessando o aplicativo da Receita Federal disponível para dispositivos móveis que utilizam os sistemas operacionais Android e IOS.

Também será solicitado os dados do seu CPF e ano em que deseja saber se há restituição.

Clique abaixo na opção desejada para fazer o download.

Quando é feito o pagamento?

O crédito deste quinto lote de restituição imposto de renda será realizado no dia 15 de outubro na conta-corrente informada no momento em que a declaração for preenchida.

O valor fica disponível no banco por um ano. Depois desse prazo, se o contribuinte quiser resgatar, deve solicitar a diretamente à Receita

O Banco do Brasil é a instituição responsável por fazer os créditos, portanto, se sua restituição está entre as que vão ser restituídas neste lote e o crédito não foi efetuado, você deve se dirigir a alguma agência daquele banco ou entrar em contato com a central de atendimento através dos números 4004-0001 (Para capitais ou regiões metropolitanas), 0800 729-0001 (para as demais localidades) ou 0800 728 0088 (exclusivo para deficientes auditivos).

Correção do quinto lote de restituição imposto de renda

Os lotes de restituição são corrigidos pela taxa Selic que vai de 3,62% (maio 2018 a outubro de 2018) para quem fez a declaração em 2018 até 105,74% para quem declarou em 2008.

Comente!

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.
%d blogueiros gostam disto: