Consultar PASEP – veja as diversas formas de fazer a consulta

O que é PASEP?

PASEP é a abreviação de Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público e é o equivalente ao PIS (Programa de Integração Social) consultar pasep - veja como fazer a consulta pasep e como consultar pasep pelo CPF.com a diferença que o PASEP é um programa exclusivo de quem é funcionário público (municipal, estadual ou federal) e o PIS aos demais trabalhadores.

É um abono salarial pago anualmente aos trabalhadores que ganham até dois salários mínimos e estejam cadastrados no programa há pelo menos cinco anos e tenham sido cadastrado corretamente na Rais pelo empregador.

O valor do benefício é de um salário mínimo e o responsável pelo pagamento é o Banco do Brasil.

Quem tem direito ao PASEP?

Tem direito ao abono salarial do PASEP, correspondente a um salário mínimo, o trabalhador que o cidadão atenda a todas as condições apresentadas a seguir:

  • Esteja cadastrado no PASEP há pelo menos cinco anos. O cadastramento é feito pelo Banco do Brasil mediante solicitação do órgão a que o funcionário esteja vinculado.
  • Tenha ganho, no ano base de referência, média mensal de até 2 salários mínimos. Esse valor está incluído a soma de todas as fontes de renumeração, inclusive da iniciativa privada.
  • Tenha trabalhado no mínimo 30 dias no ano base de referência, por exemplo, para o trabalhador receber o abono em 2019 deve ter trabalhado ao menos 30 dias em 2018 (ano base referência);
  • Seja informado corretamente no Relatório Anual de Informações Sociais – RAIS – do ano base em referência. O responsável pela informação é o órgão onde o trabalhador está vinculado. A informação é feita para que se possa verificar se o trabalhador tem ou não direito ao abono.

Como consultar PASEP pelo CPF?

Não sabe o número de inscrição de seu PASEP e precisar consultar? Está querendo saber se tem direito? Quer sacar seu abono?

Não se preocupe. Ter em mãos o número facilita a consulta, porém é possível consultar PASEP pelo CPF e data de nascimento.

Ao consultar pela internet, telefone, aplicativo ou em uma agencia do Banco do Brasil, você terá sempre duas opções: através do número de inscrição do PASEP ou pelo CPF e data de nascimento.

Portanto não saber o número do seu PASEP não lhe trará nenhum prejuízo.

Se você já trabalhou na iniciativa privada e agora trabalha em algum órgão público (federal, estadual, municipal, seja ele da administração direta ou indireta), saiba que o número de seu PASEP é o mesmo número que era PIS.

Consulta PASEP, como fazer?

Existem diversas formas de fazer consulta PASEP e verificar se você terá direito ou não ao abono salarial pago todos os anos. Confira a seguir.

Consultar PASEP pela Internet

Com o alcance que a internet tem na população brasileira, a internet é um dos meios mais fáceis e práticos de fazer a consulta PASEP.

Assim como a consulta PIS é feita através do site Caixa Econômica Federal, a consulta ao PASEP é feita através do site Brasil do Brasil, pois esta instituição financeira é a responsável legal por administrar os recursos do programa.

  • Para fazer a consulta siga os passos indicados a seguir.
  • Acesse a página do PASEP clicando aqui.
  • Informe seu número de inscrição no PASEP, caso não possua informe seu CPF e a data de nascimento;
  • Clique na caixa “Não sou um robô:
  • Clique no botão “Confirmar”.

consultar pasep - veja como fazer a consulta pasep e como consultar pasep pelo CPF.

Pronto! Segundo estes passos o extrato PASEP será exibido em seguida. Caso ainda não saiba qual o número do seu PASEP, você pode aproveitar e anotar afim de facilitar futuras consultas.

Consultar PASEP pelo telefone

Se você é daqueles que não confia em colocar os dados pessoais na internet você tem a opção de realizar a consulta PASEP através da consultar pasep - veja como fazer a consulta pasep e como consultar pasep pelo CPF.Central de Atendimento.

Os telefones são:

  • 4004-0001 – para ligações originadas de capitais e regiões metropolitanas;
  • 0800 729 0001 – para das demais localidades;
  • 158 – telefone do serviço “Alô trabalhador”.

O serviço está disponível 24 horas por dia, nos sete dias da semana. As ligações podem ser originadas de telefones fixos e celulares.

Consultar PASEP através de uma agência do Banco do Brasil

Se você preferir, consultar através de um dos milhares de pontos de atendimento BB espalhados pelo país é uma alternativa. Para tanto, basta se dirigir ao atendimento pessoa física e, com os documentos pessoais, solicitar a emissão do extrato PASEP.

Os funcionários são treinados para atender sua solicitação.

Caso não tenha a solicitação atendida você pode ligar para a Ouvidoria BB através do número 0800-729-5678 (discagem gratuita). e registrar sua reclamação.

ATENÇÃO – fique de olho no calendário PASEP 2019 pois se não sacar o Abono Salarial dentro do mesmo ano em que ele é disponibilizado, o valor é devolvido ao Fundo de Amparo ao Trabalhador – FAT.

Considerações finais

Chegamos ao final deste post e esperamos que ter lhe ajudado a consultar seu Pasep, ver se você tem direito e tirar suas dúvidas. Se restou alguma dúvida sobre o que foi tratado aqui, fique à vontade para deixar seu comentário. Você pode ligar também para a Central de Atendimento do Banco do Brasil através dos números: 4004-0001 ou 0800 729 0001.

Ressaltamos que este artigo tem como única finalidade informar e não temos qualquer tipo de relação com as empresas e órgãos aqui citados.

No Responses

Comente!

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.
%d blogueiros gostam disto: