Programa IRPF 2020 – veja passo-a-passo para você instalar

Todo ano a rotina se repete. Esperamos os últimos dias para preparar nossa declaração. Com a correria toda para reunir a documentação necessária às vezes surgem alguns probleminhas com a instalação do programa.

Se você se identificou com a situação descrita acima saiba que escrevemos este post para você, com todos os passos para você instalar o Programa IRPF 2020 sem dor de cabeça. Continue conosco e confira.

Importância de declarar no prazo

É muito importante entregar nossa Declaração no prazo, pois caso contrário você pode ter muita dor de cabeça. A uma delas é que no mínimo você terá que pagar uma multa de 1% ao mês, sendo o valor mínimo de R$ 165,74, podendo chegar a 20% do imposto devido.

Outra consequência é seu CPF fica em situação irregular perante a Receita impedindo de contratar empréstimo, prestar concursos público, participar de licitação pública e solicitar diversos serviços públicos.

A boa notícia é que o prazo de entrega da declaração que acabaria em 30 de abril foi ampliado para 30 de junho devido à pandemia do COVID-19. Com isso você terá mais tempo para reunir a documentação necessária e fazer sua declaração com mais calma.

programa irpf - imposto de renda 2020

Como instalar o Programa IRPF

O programa IRPF é o principal meio para enviar sua declaração para a Receita Federal. Ele é gratuito e compatível com os principais sistemas operacionais, são eles: Windows, Linux, IOs, Solaris.

Para fazer o download do programa clique em uma das opções abaixo:

Importante: antes de fazer o download certifique se você possui a máquina virtual java (JVM), versão 1.8 ou superior, pois se não tiver o programa não vai funcionar. Se não tiver baixa a versão mais recente clicando aqui.

Depois de feito o download siga os passos a seguir para instalar.

Para computador com Windows

Passo 1: procure a pasta de download e clique duas vezes no aquivo baixado;

Passo 2: Será perguntado se deseja instalar o programa. Clique em “Sim”;

Passo 3. Na tela de instalação do programa, clique em “Avançar”;

Passo 4. Se preferir, você pode alterar o local de instalação do programa. Para tanto clique no botão “Procurar…”. E em seguida em “Avançar”;

Passo 5. Clique mais uma vez no botão “Avançar”. Em seguida a instalação do programa irá se iniciar. Aguarde até a conclusão da;

Passo 6. Por fim, escolha se você quer adicionar um atalho na área de trabalho do seu computador e clique em “Concluir”.

Para computadores MAC

Passo 1: procure a pasta onde está o arquivo;

Passo 2: Mova o aplicativo “IRPF2020.app” para a pasta “Applications”;

Passo 3: Por fim, para executar o programa de declaração de Imposto de Renda, acesse a Launchpad do macOS e abra o app “IRPF2020”.

Depois da instalação

Depois de instalado em seu computador, acesso o programa e começe a preencher a declaração. O programa é o mesmo para quem faz a declaração no modo simplificado e para quem faz no modo completo, com todas as deduções.

Antes são mostradas algumas orientações sobre as formas de tributação, e depois de preenchida será mostrado um comparativo com os valores a pagar ou a restituir caso opte entregar pelo modo completo ou simplificado, permitindo-lhe escolher o modo mais favorável.

Saiba que você pode importar os dados da declaração de imposto de renda de 2019, agilizando assim o preenchimento.

Outro detalhe importante é que não é mais necessário baixar outro programa para transmitir a declaração. Basta clicar na opção “Declaração” e depois em “Entregar declaração”.

Comente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.
%d blogueiros gostam disto: