Restituição IR 2022

Restituição IR 2022 – Receita Federal Mantém inalterado o cronograma

A Receita Federal do Brasil manteve inalterados o cronograma de restituição do imposto de renda apesar de ter adiado a data limite de entrega da restituição de 30/04 para 30/06 por causa da pandemia do coronavírus.

Foi anunciado também a manutenção da redução de sete para cinco a quantidade de lotes de restituição de imposto de renda.  Faltou apenas a Receita esclarecer como ficará a questão das prioridades previstas em lei, uma vez que quando o primeiro lote (que é o lote que contempla todo o público priorizado) for liberado o prazo para entrega ainda estará aberto até 30 de junho.

restituicao ir 2020

Cronograma de Restituição IR 2022

As datas previstas para restituição do imposto de renda são:

  • 31 de maio
  • 30 de junho
  • 29 de julho
  • 31 de agosto
  • 30 de setembro

A título de referência, foram cerca de R$ 23,7 bilhões restituído aos contribuintes pelo Governo Federal, R$ 5,1 bilhões somente no primeiro lote. Esses são valores muito relevantes considerando a recessão que o país está atravessando eu meio à pandemia do coronavírus e o número de mortes.

Até o início da manhã do dia 11/04 foram entregue 10,3 milhões de declarações o que representa aproximadamente 32% do total esperado até o dia 30/06, segundo informado pela Receita.

Pagamento do Imposto de Renda 2022

Para o contribuinte que, ao invés de ter imposto a restituir, tiver que pagar, também tiveram as datas alteradas para 30 de junho no caso de cota única ou primeira cota. Já para quem optou pelo pagamento através do débito automático da cota única ou parcelamento do DARF (Documento de Arrecadação Fiscal) a partir da primeira cota, o prazo ficou para o dia 10 de junho.

Os pagamentos a partir da segunda parcela tiveram o cronograma de vencimento alterado de entre 11 e 30 de abril para 11 a 30 de junho.

Para fazer o pagamento com as novas datas é necessário imprimir novo DARF, mas antes é necessário atualizar o programa.

Veja também:

//pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js //pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.